Por Ana Viana | Jornalista Pesquisa Piauí
O último dia do Simpósio de Nanotecnologia do Nordeste foi marcado pela apresentação de grandes pesquisadores, com trabalhos focados na aplicabilidade das pesquisas à área da saúde. Os palestrantes reuniram, aproximadamente, cerca de 200 estudantes no auditório do Sesc Praia durante toda a tarde do dia 07 de junho, em Luís Correia, Piauí.
A primeira a apresentar seus estudos foi a Dra. Ana Maria Costa Ferreira, doutora em Físico-Química pela USP. A pesquisadora abordou o tema: Potenciais Metalofármacos e seus Prováveis Mecanismos de Atuação. Segundo ela, uma característica marcante dos pesquisadores piauienses é o entusiasmo, fundamental para qualquer trabalho de pesquisa.
Outro grande profissional a participar do ciclo de palestras foi o Dr. Josué de Moraes, doutor em Biotecnologia pela USP. Com a apresentação de sua pesquisa, Nanotecnologia Aplicada a Doenças Parasitárias, ele falou sobre a grande preocupação com o tratamento das doenças negligenciadas, aquelas que atingem principalmente as pessoas de baixa renda. “As doenças negligenciadas recebem pouco incentivo das indústrias. Nosso objetivo é desenvolver novas drogas e utilizar a nanotecnologia para facilitar a entrega desses remédios, beneficiando a população de baixa renda”, frisa.
Dr. Josué de Moraes (USP)
As pesquisas do Dr. Josué de Moraes estão focadas especificamente no tratamento da esquistossomose, popularmente conhecida como barriga d’água, doença parasitária de grande impacto social e que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Com a exposição das pesquisas: Nanotecnologia Aplicada a Modulação Hormonal, e Como Envelhecer bem com o Uso da Nanotecnologia, o Dr. Marco Antônio Botelho, da Universidade Federal do Ceará, e a Dra. Sonia Regina Mendes, especialista em Medicina Estética e Antienvelhecimento, puderam mostrar a aplicação prática e os benefícios trazidos pelo uso da Nanotecnologia para a saúde do homem.
“A Nanotecnologia é um caminho sem volta. Com ela, chega-se a resultados nunca antes imaginados. Desenvolvemos um gel para afta bucal que diminui o tempo de espera pela cura 15 para 5 dias”, afirma o Dr. Marco Antônio. O pesquisador fala também do projeto que irá proporcionar a produção e reposição de hormônios para mulheres na Menopausa. “A reposição de hormônios trará mais qualidade de vida para essas mulheres”.
Importante frisar também a participação do Dr. Luis Alexandre, da empresa Nanodynamics, que falou sobre a Transferência de Tecnologia na Área de Nanotecnologia. Segundo ele, o Brasil vem investindo muito em tecnologia, mas as pesquisas, muitas vezes, não chegam ao mercado, podendo ficar restritas aos laboratórios, ou serem aproveitadas por empresas de outros países. É necessário, em sua concepção, que se criem iniciativas para que as pesquisas realizadas aqui gerem um retorno direto ao país. “Nossas pesquisas não podem ser em vão, precisam trazer retorno para o país. Precisam gerar emprego e renda, crescimento econômico e melhoria de vida para a população”.
Dr. Luis Alexandre Muehlmann (Nanodynamics)
Fonte: Grupo Pesquisa Piaui
Nenhum comentário:
Postar um comentário