domingo, 22 de abril de 2012

! Somos grandes demais ?


"Os princípios da física, pelo que vejo, não falam contra a possibilidade de manipular as coisas átomo por átomo. Não se trata de violar leis; é algo que, em princípio, pode ser feito; mas, na prática, não tem sido feito porque NÓS somos grandes demais". Richard Feynman

O que nos é visível a olho nu geralmente possui dimensões com milhões de nanometros. Nosso corpo possui dimensões com bilhões de nanometros. Feynman percebeu que nossa visão de mundo estava limitada pelas nossas próprias dimensões. A nanociência e a nanotecnologia vêm tratando de abrir nossa mente ao maravilhoso mundo do diminuto, que estava o tempo todo ali e aqui, fora ou dentro de nós.
Mas não apenas o pequeno foge às nossas vistas.
Nesta postagem deixo um vídeo; não é sobre nanotecnologia, não fala propriamente de escalas nanométricas. Desta vez você vai se sentir menor que uma nanoestrutura.
Cada satélite - natural ou artificial -, cada planeta, cada órbita, estrela, galáxia, está representado na escala relativa real, de acordo com as medidas realizadas pelas pesquisas científicas em astronomia, com dados atualizados em 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário