segunda-feira, 28 de março de 2011

PEN e o inventário de produtos nanotecnológicos já disponíveis no mercado. Ele não para de crescer.

De acordo com o Projeto sobre Nanotecnologias Emergentes (PEN – do inglês Project on Emerging Nanotechnologies) mais de 1300 produtos com nanotecnologia identificados pelo fabricante entraram no mercado mundial. A mais recente atualização do inventário de 5 anos deste grupo mostra que as nanopartículas estão sendo usadas em muitos produtos, desde antiaderentes para cozinha até itens mais inovadores, como produtos para janelas autolimpantes.

“O uso da nanotecnologia em produtos de consumo continua a crescer rápida e consistentemente”, diz David Rejeski, diretor do PEN. “Quando nós iniciamos o inventário em março de 2006, ele continha apenas 212 produtos. Se a tendência atual continuar, o número de produtos deve atingir 3400 em 2020”.
Os produtos para saúde e fitness continuam a dominar o inventário do PEN, representando 56% dos produtos listados. A maioria dos produtos é baseada em prata nanoestruturada para fins antimicrobianos; ao todo são 313 produtos (24% do inventário) com nanopartículas de prata. O inventário atualizado abrange produtos de 30 países, incluindo EUA, China, Canadá, Alemanha e Índia.
“O objetivo inicial do inventário foi ajudar a educar os consumidores e a encorajar as agências regulatórias a desenvolver a capacidade interna de identificar e rastrear tais produtos. Infortunadamente, conforme mais e mais produtos nanotecnológicos são lançados no mercado, e apesar de 10 anos e bilhões de dólares de investimento através da National Nanotechnology Initiative (Iniciativa National em Nanotecnologia, um colossal programa estadunidense que injeta anualmente bilhões de dólares na área de nanotecnologia – acesse e confira: http://www.nano.gov/), desafios na área regulatória para agências como o FDA (medicamentos e alimentos), o Environmental Protection Agency (meio ambiente) e o Consumer Product Safety Commission (segurança de produtos de consumo) ainda existem”, de acordo com o Dr. Todd Kuiken, pesquisador do PEN.
Com um número sempre crescente de produtos que estão sendo disponibilizados pelo mundo afora, em diferentes países, as estratégias da área regulatória deverão ser mais bem coordenadas.
Você pode acessar o inventário PEN em: http://www.nanotechproject.org/inventories/

Nenhum comentário:

Postar um comentário